segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Noticias da 9ª edição do jornal da escola



JORNAL DA ESCOLA ALICE FONTES PINHEIRO
Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.631, no dia 9 de janeiro de 2003. 
Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1625, que morreu Zumbi, líder do Quilombo de Palmares.  
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão no período do Brasil colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência do sistema escravagista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Eduardo Carossa 6º B.




FANFARRA
A fanfarra da nossa escola é super legal, eu faço, a gente toca caixa, surdo, bumbo e corneta. É muito legal, participe você vai gostar. Nós tocamos vários sons legais. No dia 20 de novembro nós tocamos uma música como demonstração, foi uma música sobre a consciência negra. Parece que o pessoal gostou da nossa apresentação. É um projeto muito interessante e deve continuar, mas para isso precisamos de muitos componentes. Venha!

Heliézer 7º B


HORTA
A horta, que antes enfrentava muitos problemas com vândalos que destruíam tudo, está uma beleza, com o trabalho do professor Judson e dos alunos da oficina. Tudo melhorou, e mais, os alunos começaram a participar. Primeiro os participantes jogaram esterco nos canteiros, cercaram e logo após plantaram muitos tipos de verduras como: alface, rúcula, couve, rabanete, etc. Resumindo, a horta está muito linda graças ao professor Judson e os alunos participantes.
Antonio Bretan Pio Junior. 7º B



Feira de Ciências

A feira de ciências ocorreu na escola Alice Fontes Pinheiro e nessa feira teve vários trabalhos sobre o corpo humano, sobre animais peçonhentos, tinha maquetes sobre a cidade e o campo, teve os trabalhos sobre o tratamento de água e sobre os vulcões e muito mais. Os alunos estavam de nota 10 na explicação, eles explicaram muito bem. Os alunos e pais aprenderam muito também.
Layza Karolyne 7º A









Fim de ano
A escola tem muitos obstáculos e alegrias para a gente seguir em frente. Agora que estamos no final do ano, estamos mais confusos por que não sabemos quem irá passar ou reprovar. Por isso nós alunos estamos tristes. Os alunos que acham que vão passar de ano se sentem felizes, e os outros estão tristes. Nós tivemos o ano inteiro para estudar, melhorar nossos conhecimentos e até pedir ajuda aos professores, se não fizemos isso, nós mesmos falhamos. Mas acho que agora não adianta mais ficarem lamentando, eles devem estudar com vontade porque os professores ensinam e avaliam os alunos a todo o momento e sempre se pode melhorar as notas e passar de ano.
Thaline 5ºC











Ação de Graças.
Neste dia 26 de Novembro aconteceu aqui na escola um evento dos mais importantes do ano, o dia de “Ação de Graça”. Os professores e os alunos trabalharam muito para produzir um momento de louvor a Deus em agradecimento por esse ano tão produtivo. A decoração ficou muito bonita. As crianças cantaram no coral acompanhado pelos flautistas, um encanto. O teatro dos alunos do 9º Ano, do 1º Ano e do 2º, foi extraordinário. As danças com expressões de agradecimento e louvor foram muito bem feitas. Tivemos convidados rezando conosco independente de uma ou outra religião, um momento único de união entre as pessoas. Alunas do 3º Ano e do 9º Ano fizeram um agradecimento em despedida por ser este ano o último ano que estarão conosco. Que Deus faça com que todos tenham sucesso em seus objetivos.
Matheus P. Souza 8ºA






sexta-feira, 26 de novembro de 2010

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Algumas oficinas do Mais educação. Implantação do projeto.

Escultura , horta, tenis de mesa

 taekwondo, xadrez, algumas de nossas oficinas.






terça-feira, 19 de outubro de 2010

APOIO À LEITURA

Durante o ano de 2009 a grande dificuldade encontrada, na escola, foi o interesse pela leitura. Então, algumas turmas desenvolveram um projeto no qual cada aluno deveria ler um livro da nossa biblioteca e criar um cartaz que sugerisse a mesma leitura a outros colegas. Deveriam fazer uma breve sinopse e, se possível, criar um desenho que ilustrasse a obra lida. Ao final, um comentário sobre sua opinião de leitor quanto história, os personagens e o motivo pelo qual o livro vale a pena ser lido.

ATIVIDADE DA AULA DE ARTE 7º ANO - CRIANDO CARINHAS

Atividade desenvolvida durante aula de arte, com o objetivo de explorar a criatividade, o trabalho em equipe e a reciclagem, utilizando caixinhas de creme dental, lápis colorido, cola e tesoura. O brinquedo, depois de pronto possui 4 faces, uma para cada lado da caixinha. A criança produz cabelos, olhos,narizes e bocas de 4 formas diferentes e pode trocar as expressões de muitas formas apenas virando a caixinha.O resultado é uma aula dinâmica e muito alegre.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Publicações da segunda edição do Jornal da escola.

JORNAL DA ESCOLA


ALICE FONTES PINHEIRO

“Somos estudantes, somos cidadãos.

Somos gente grande, conquistando para uma nova educação”.(Lilian 6ªB)



O dia “D” foi demais!
Nesta quarta-feira foi realizado em nossa escola o dia “D”.


Mas o que todo mundo pergunta é o que é o dia “D”.

O dia D é um dia de atividades diferenciadas e neste ano aconteceu no dia do estudante. Tivemos a realização de palestra sobre IDEB e projetos realizados na escola, oficinas, esportes; enfim, tudo o que possa imaginar. O dia também contou com um lanche bem gostoso feito pelas nossas queridas merendeiras. Os alunos puderam ficar a vontade e aproveitaram cada minuto. Nós nos divertimos muito, e ficamos felizes por saber que nossos professores gostam muito de estar perto da gente. As oficinas oferecidas foram: Jornal, Escultura, Redação, Taekwondo, Xadrez e Letramento. Houve também um concurso de redação sobre o meio ambiente e um concurso para premiar a melhor frase sobre dia “D”. Uma delas você pôde ler logo acima. Em nome de todos os alunos a equipe do jornal agradece o carinho dos nossos queridos professores, da nossa querida diretora Denise e de toda a equipe técnica da escola. Fizemos um ótimo trabalho!

Matheus Prado 8º ano “A"





 

RESPEITO AO PROFESSOR




Maria Eduarda 6ª B
Todos os professores merecem respeito porque os professores respeitam os alunos!


Os professores geralmente são obrigados a ouvir coisas como xingamentos e calúnias e às vezes quase são agredidos pelos alunos. Porém os professores não falam mal e nem caluniam os alunos. Eles sabem que todos, professores e alunos, merecem respeito. Os professores não gostam de xingar e os alunos também não. Por isso, se nós alunos não queremos ser agredidos ou caluniados, não devemos fazer o que não queremos receber. Se quisermos respeito devemos respeitar.

O respeito é um sinal educação. Como todos nós, os alunos, recebemos educação; devemos demonstrar isso com todos, com familiares, amigos, professores e colegas. Se você tem respeito você tem educação. Então mostre isso a todos para que você seja respeitado como merece, aliás, todos nós merecemos respeito.

Vamos respeitar os professores porque eles são pessoas comuns, são gente como nós.

Respeito é bom e todos gostam!

HUMOR
A professora falou para Aninha:


- Mostre no mapa onde fica a América.

Ela mostrou o lugar certo.

Depois a professora perguntou para o Joãozinho:

- Joãozinho, quem descobriu a América?

Ele respondeu:

- Foi a Aninha!

O que é?


O que é?

Que mais pesa no mundo?

[Resposta na próxima edição]




NOITE FECHADA (livro)



Uma história que você jamais conseguirá esquecer!
Clare Francis

O livro fala sobre uma aventura de guerra cujo ponto alto é uma terrível e dramática caçada marítima.
Julie Lescaux, uma jovem de Plymouth, é capturada numa das regiões mais perigosas da resistência francesa, que tenta ajudar a retirar os aliados para fora da França. Quando um colaborados se infiltra e destrói a linha de fuga, Julie é a única sobrevivente, e cabe-lhe então uma crucial missão: conduzir até a Inglaterra um cientista judeu que havia fugido de Dachau com planos secretos de um novo projeto capaz de alterar o curso da guerra.
Julie vê-se então numa situação insólita: jamais navegara antes, e agora precisa lutar por sua vida a bordo de uma pequena embarcação de pesca, com uma tripulação que se resume a um jovem apavorado, seu próprio filho, e um homem. Como se não bastasse, no fundo do mar, um submarino alemão, com ordens expressas de detê-la a qualquer custo, navega, veloz e silencioso, seguindo-a nas águas escuras.
Movendo-se entre a frança, Alemanha, Bélgica e Inglaterra, Clare Francis criou uma atmosfera de guerra e paz, onde traição, heroísmo, luta e uma sólida dose de realismo se fundem para formar uma novela de grande interesse e originalidade.
Eu gostei muito do livro e aposto que você vai gostar também, ok!
Heliézer Rafael 7ª ano B.




CUIABÁ


Vitória Évila 6ª B

Cuiabá é minha vida, Cuiabá é meu lazer

É aqui que eu nasci
E aqui quero morrer.



Daqui não quero sair

Aqui eu quero estar

Para que possa avistar

As belezas de Cuiabá.



Cuiabá, linda Cuiabá

Você mora no meu coração,

Mesmo quando ocorre o mal

Não te quero como rival.



Eu te amo do fundo do meu coração

Não estou falando mentira

Estou falando a verdade

Eu amo esta Cidade!


ESCOLA ABERTA




Eduardo Carossa 6ª B

Todos os sábados, de manhã e à tarde, a escola está aberta para a comunidade. Das 8 horas da manhã até as 5 horas da tarde tem futebol, vôlei, crochê, violão e muito mais. Tudo de graça! Venha participar e curtir seu sábado fazendo coisas bem legais.





sexta-feira, 6 de agosto de 2010

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Projeto Festa Julina 2010 ( Elaboração -Sônia Pinheiro) COORDENAÇÃO GERAL - DENISE FÁTIMA PINHEIRO MARTINI

PROJETO Festa Junina 2010

1. Identificação

Nome da Escola: EE PROFª ALICE FONTES PINHEIRO Local (cidade/estado) CUIABÁ/MT

Série: COMUNIDADE ESCOLAR Número de alunos: TODOS OS QUE TIVEREM VONTADE

Professores envolvidos:

Todos

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Festa julina

3. Justificativa

Enquanto no Brasil o mês de junho é um período de frio, temos conhecimento que é verão na Europa, e a comemoração da festa junina tem sua história atrelada aos inúmeros rituais de invocação de fertilidade, comemorados pelos europeus. Estes rituais eram para garantir o crescimento da vegetação, fartura na colheita e pedir por chuvas. Por toda parte do planeta, e nas diferentes culturas estes rituais ainda são praticados.

Com as grandes mudanças da natureza, o homem passou a pensar sobre as causas efeitos e sua transformação, em dado momento o homem passou a acreditar que estas mudanças estavam em suas mãos e ele poderia evitar ou interferir pela magia existente nos rituais.

Com o tempo percebeu que a vida e a morte de qualquer criatura viva depende da vontade divina, passando assim a festa junina ser complementada com a teoria religiosa.

No inicio chamada festa joanina para homenagear São João.

Nas festas juninas temos hoje a quadrilha, comidas típicas, as simpatias são poucas porém ainda existem, as adivinhações e pedidos e graças aos santos.

Em algumas lugares ainda existe a tradição da lavagem do santo, ritual que deve ser realizado antes da meia noite, todos os participantes da festa formam uma procissão com andores onde estão a imagem dos santos, a procissão se dirige às margens de um riacho, rio, lagoa ou córrego.

No Nordeste a festa junina movimenta mais gente que o carnaval, atrai pessoas do país inteiro, tem quadrilhas maravilhosas que fazem as competições com ritmos contagiantes e desafiadores.

As festas juninas nos remete as velhas tradições, reforçando os laços da nossa origem e nos faz recriar no presente a caminhada de nossos ancestrais.

Assim, compreendemos que se faz necessária a realização da atividade cultural e folclórica nesta unidade escolar tendo em vista manter viva a historia e cultura de nossos antepassados.

4. Objetivo (s)

• Reconhecer a importância da história e da cultura de nossos antepassados, re-construindo a história de hoje percebendo a necessidade de acreditar na força divina.

• Compreender a importância do trabalho em equipe e da participação em grupos.

5. Conteúdos

Pesquisa sobre a tradição da festa junina em Cuiabá e no Brasil.

Cada professor poderá escolher conteúdos para contemplar o tema.

6. Disciplinas envolvidas
Todas

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

A direção juntamente com os professores, terão grupos de trabalho para desenvolverem as atividades voltadas para a festa.

Cada profissional terá uma atividade a ser desempenhada antes e durante o evento.

Cada professor se utilizará do tema para envolver o aluno na participação do evento. Origem da festa, as danças, as comidas, etc.


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

►Papel, máquina fotográfica, internet, computador, data show, cadernos, livros.


9. Registro do processo
Ata de reuniões e fotos do evento, apresentação no blog, nota de participação aos alunos, lista de presença no evento.

10. Avaliação e Resultados esperados
A participação de todos envolvido no processo.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

Divulgação no blog, mural sala de professor da escola.


12. Referências Bibliográficas

http://www.rosanevolpatto.trd.br/festajunina.htm http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm

Organização geral:

Denise
Caixa – Sueli, Alina e Ilda.

Decoração com milho verde – Elisabeth, Sonia Prado, Ivanildes, Judson.

Comida, rei e rainha – Maria José.

Quadrilha - Sônia Pinheiro e Ana Lucia Farias.

Barracas.
Pescaria e Artista – Idalena, Maria Catarina, Mariluce, Roselene e Vera.
Doces – ( pudim, bolo de chocolate, teta de nega, sorvete, cocada, pé de moleque, maçã do amor) – Ana Lúcia Fracaro, Dejanane, Jussara, Laís, Laura, Marcilia.
Pastel ( carne e queijo) – Maria Nilza, Darlene, Iracema, Leonice.
Bebidas – Eldes, Judson, Mario Paulo.
Espetinho ( carne, frango e lingüiça) – Silvio e Joarez.
Comida - (Maria Izabel, farofa de banana e feijão empamonado), - Celma, Cristina e Maria Tereza.
Quentão – Sônia Pinheiro (fazer) Ilma e Leonice
Milho verde – 3º ano ensino médio.
Guardas – Responsáveis pela fiscalização do evento, tirar e guardar as carteiras.

terça-feira, 13 de julho de 2010

MAIS EDUCAÇÃO

BEM VINDAS TODAS AS PESSOAS QUE QUEIRAM CONHECER E PARTICIPAR COM OPINIÕES DE NOSSO TRABALHO.